Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

- Quando a Tristeza Chegar;

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"
Rm. 8.35-37

A Tristeza chega para Todos
Muitas vezes, ao lermos esse texto, nos detemos, fascinados, no trecho que diz: somos mais que vencedores, muitos constróem ali suas bases teológicas. Não quero negar o fato de que, verdadeiramente, em CRISTO, somos mais que vencedores, mas quero me ater a toda estrutura dessa passagem. 

Pouco antes o Apóstolo nos diz que todas as coisas contribuem juntamente para que, os que amam a DEUS, sejam conformados à imagem de CRISTO, diante disso se DEUS é por nós, quem será contra nós? ELE, que entregou seu próprio filho por nós, não nos dará também todas as coisas? Quem vai nos acusar, quando o próprio DEUS nos tem como justos? Quem nos condena, uma vez que o próprio JESUS que morreu, ressucitou e está a direita de DEUS nos defende? E então, chegamos ao nosso texto inicial, onde fica claro que nada pode nos separar do amor de DEUS, mas vemos também que muitas coisas tentarão fazê-lo: Tribulações, angústias, perseguições, fome, perigos... As vezes, por entendermos que já somos mais que vencedores, achamos que não passaremos por provas, ora, onde se viu algum vencedor sem "competição"? Como vencer sem adversário? O que o texto nos alerta é que seremos sim perseguidos, angustiados, estaremos em perigo, afinal, Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia. Mas, também nos é dada a certeza de que somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (IICo.4.8-9) Por isso, em todas essas coisas, ou em meio a todas essas coisas, somos mais que vencedores, por meio daqu'Ele que nos amou. Mesmo quando a dor, a aflição, a angústia, a tristeza chegar possamos nos lembrar que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Possamos dizer como Paulo: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Fp. 4.12-13

Quando a tristeza chegar, e ela vai chegar, ouça JESUS te dizendo: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso."

Um comentário:

  1. Ahhh Menino Renuel!
    O que eu nao faço por voce heein!!
    Muiito boom o texto!! E concordo! O povo le algumas coisas e interpretam da forma que melhor lhe couber! Isso envolve muito o nosso orgulho, que confessemos, eh algo muiiito dificil de lhe dar!
    Eh isso ae...Em Cristo somos mais que vencedores, mas nao ha vitoria sem luta nem adversario xD
    Saudade menino
    Beijo S.

    ResponderExcluir

gostou? fale... ñ gostou? fale mais ainda!